segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Casa Museu Gaudí | Barcelona

Dentro do Park Güell pudemos encontrar a Casa Museu Gaudí, aqui encontramos objetos pessoais e algumas obras, tanto de Gaudí como de alguns dos seus colaboradores. Antoni Gaudí morou nesta casa durante quase 20 anos (entre 1906 e 1925).
A casa foi desenhada por Francesc Berenguer e foi comprada por Antoni Gaudí em 1906. Gaudí mudou-se para lá com o seu pai (Francesc Gaudí i Serra) e a sua sobrinha (Rosa Egea Gaudí). Gaudí permaneceu nesta casa até se mudar para a oficina da Sagrada Família.
O museu é rodeado por um jardim, de onde é possível ver uma pérgula (galeria, para passear, construída em forma de ramada) formada por arcos parabólicos desenhada por Gaudí e peças oriundas de outras obras do arquiteto (tal como Casa Vicens, Casa Milà, Casa Batlló, Sagrada Família, etc.).
O museu tem 3 andares, sendo que nos rés-do-chão pudemos ver mobiliário desenhado por Gaudí para as Casas Batlló e Calvet e, ainda, uma sala dedicada ao casal Chiappo Arietti (casal que comprou a casa depois da morte de Gaudí). No primeiro piso existe o escritório e quarto de Gaudí, mobiliário e pavimento de mosaicos hidráulicos desenhados para a Casa Milà e, ainda, uma sala dedicada ao pintor e desenhador Aleix Clapés. No segundo piso encontra-se a Biblioteca Enric Casanelles que não se encontra incluída na visita ao museu.
Vale a pena visitar, nem que seja só para conhecer como Gaudí viveu durante uma parte da sua vida e é uma visita relativamente rápida, e já que estão no parque vale a pena passarem por lá.
Espero que tenham gostado e passem pelo "Thirteen" da Carolina para verem a opinião dela acerca da Casa Museu Gaudí.



















Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores